Página carregando...

publicidade

Crescimento de Aplicativos de Entrega Menores em Cidades do Interior na Concorrência com o iFood

Aplicativos Menores Crescem no Interior

Após um período contido, aplicativos de delivery fora das grandes capitais estão acelerando seus planos de expansão em cidades de pequeno e médio porte. A prioridade, segundo empresas como Aiqfome, Quero Delivery, Delivery Much, UaiRango e Pede.ai, são municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Por enquanto, as grandes cidades não estão no foco das operações.

Essas plataformas estão presentes em cerca de 1.500 cidades, contando com mais de 16 milhões de clientes cadastrados e quase 118 mil estabelecimentos. Juntas, elas transacionaram R$ 2,4 bilhões em 2024. O iFood, por sua vez, lidera o mercado nacional, possuindo uma participação variando entre 70% e 80% em entregas de refeições.

publicidade

Embora a presença do iFood seja significativa, ele não foi o precursor das entregas na maioria dos municípios do interior. Jéssica Costa, da AGR Consultores, observa que as empresas menores conseguiram encontrar espaço onde o iFood não demonstrou interesse em atuar. A tendência de expansão das empresas de delivery foi acentuada durante os anos de isolamento social da pandemia, com crescimento que chegou a 220%. Entretanto, em 2022 e 2023, o crescimento estabilizou à medida que as pessoas começaram a frequentar restaurantes novamente.

Desde 2024, as empresas estão voltando a se mostrar otimistas, tanto em consolidar suas presenças onde já atuam quanto em expandir para novas cidades. A UaiRango visa abrir 40 novos municípios em 2025, enquanto o Pede.ai busca um crescimento de 30% dentro das 200 cidades já atendidas.

publicidade

O Aiqfome, que foi adquirido pelo Magazine Luiza, planeja expandir para mil novas cidades em dois anos, ao mesmo tempo que considera uma presença cautelosa nas grandes cidades. Eduardo França, da Quero Delivery, destaca que, além de uma estrutura logística robusta, é crucial ter uma proposta de valor bem definida para operar em áreas maiores.

A consolidação é uma pauta constante entre empresas menores, que buscam criar um competidor forte o suficiente para desafiar as grandes. Recentemente, surgiram novas sondagens por fusões e aquisições, embora a alta dos juros tenha dificultado tais movimentos.

Desde 2022, grandes players como Uber Eats e 99Food deixaram o mercado brasileiro, e as restrições de contratos de exclusividade do iFood com grandes redes de restaurantes têm sido um desafio para a concorrência saudável. Em resposta, o iFood diz que seus esforços de expansão incluem um ecossistema diversificado de serviços, destacando o modelo de franquias como uma maneira de crescer em áreas que atendem à demanda local.

Conclusão

Com um mercado em transformação e com espaço para crescimento nas cidades menores, espera-se que a concorrência no delivery continue a evoluir, especialmente à medida que novos modelos e oportunidades de negócio surgem para enfrentar as grandes plataformas já estabelecidas.

publicidade

Veja também: